terça-feira, 27 de março de 2012

Tempo de cuidados



Mais uma temporada na casa da minha mãe.

Assim como fazem a guarda real da Inglaterra, periodicamente vou revezando com as minhas irmãs na tarefa de proteger a rainha.

Isto tem sido feito desde que o seu estado de saúde passou a inspirar maiores cuidados e, se tivesse eu o dom da escrita, estaria descrevendo estes momentos.

Procuro saboreá-los como momentos únicos. Vou somando as minhas conquistas, enxugo as lágrimas e aprendo a viver. No grito e no sufoco.

Aprendi que não vale a pena brigar por futilidades. Aprendi a valorizar sentimentos, apoios recebidos, gestos de fraternidade.

Aprendi a viver e a morrer.

Procuro dar o que tenho de melhor, mas agora eu sei que algumas perdas são inevitáveis. Apesar de tudo procuro sempre estar bem. Mas o meu olhar traz a tristeza destes dias e o meu coração sofre.

São dias corridos, tentando dividi-lo em pedacinhos para atender a todas as necessidades. É o meu trabalho que não pode parar (as contas continuam a chegar e eu agradeço diariamente as facilidades que a internet proporciona), marido, casa e a atenção que ela necessita. São raros os momentos de lazer e descanso. Nem sempre posso visitar vocês. Nem sempre é possível dar as boas vindas às pessoas que aqui chegam.

E a cada novo dia tenho sempre a mesma missão: encontrar a alegria e traze-la para junto de nós. 

5 comentários:

Sandra disse...

Lindo, sensível e emocionante texto.

Fique com Deus.

Leninha Brandão disse...

Minha querida Beatriz,

Todos os dias de minha vida tenho que agradecer a Deus a missão que me foi dada de cuidar de minha mãe,em seu tempo final aqui na terra...e foram muitas as lágrimas escondidas e muitas alegrias quando ela melhorava e podia voltar para casa.Infelizmente,temos,todos nós que lidar com as perdas dos que nos são caros,mas poder cuidar é uma benção.Não foi assim em relação ao meu pai e sinto isto até hoje...eu morava em Muriaé e eles no Rio,quando veio o infarto e o levou.Porisso,quando pude cuidar de minha mãe,de ver os seus últimos instantes,sentir que de alguma forma,sua partida estava sendo calma e bem assistida,agradeci e agradeço a Deus esta chance de fazer por ela o que ela,tantas vezes,fez por mim.
Amiga,que Deus te dê forças para transmitir boas vibrações para ela e serenidade para enfrentar este momento...
O meu carinho e o meu ombro estão aqui...disponha,quando precisar falar e desabafar,tá?
Um beijo e muita ternura,
Leninha

Tina Bau Couto disse...

Salve a rainha!

Salve Rainha
Mãe misericordiosa
Vida, doçura e esperança nossa, salve!
A vós brandamos os degregados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eias pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém!

Rogai Nossa Senhora pela rainha da princesa Beatriz!

Lucia Luz disse...

Minha querida, sei bem o que você escreve. Há uns seis anos me mudei para casa da minha mãe para cuidar dela. Eu e meu filho moramos hoje com ela.
Não são momentos fáceis... O cansaço bate forte.A energia parece sumir. A tristeza muitas vezes insiste em visitar. Lazer é deixado de lado...
Mas salve as nossas rainhas e agradeço a benção de poder retribuir todo amor , carinho e cuidados. Não foi fácil para elas também...
Esse encontro com a alegria é necessário. Ele alimenta a alma. Assim como nossos blogs, nossos amigos aqui, os trabalhos manuais.
Força minha amiga querida. Conte comigo sempre.
Um beijo na princesa e um na rainha.

Lucia

Tina disse...

Tambem cuido da minha mãezinha que está com 89 anos e a saúde bem frágil, depois de dois AVCs ela tem muitas limitações, minha sobrinha e eu revesamos nos cuidados com ela, pois meus irmãos moram longe, mas é uma benção poder dispensar a ela todo carinho , atenção e amor que um dia ela me deu, agora sou a mãezinha dela, como ela costuma dizer.
Que o Senhor te dê sabedoria, saude, e paciência para cuidar com carinho desta que te deu a vida, e com certeza tambem já sofreu muito por voce
bjs
Tina (SONHAR E REALIZAR)